• (21) 3269-2976 / (21) 97030-9338
  • contato@despachantedeimoveisrj.com.br

Despachante Imobiliário

O despachante imobiliário é o profissional que se encarrega do encaminhamento, tramitação e despacho de papéis junto às repartições públicas, especialmente para obter registros, licenças entre outros documentos.

Um financiamento bem-sucedido começa com a escolha de um imóvel que se encaixe na capacidade de pagamento do comprador – dificilmente o crédito é aprovado se consumir uma parcela muito grande da renda –, que também precisa ter reservado de 10% a 30% do valor do bem para dar de entrada. Também é bom guardar dinheiro para pagar os impostos e os custos com cartórios e com as taxas dos bancos. Muita gente se esquece disso e tem uma surpresa na hora de tentar o financiamento.

Com o imóvel e dinheiro, é preciso ir atrás dos documentos pedidos pela Caixa. Os mais complicados são certidões negativas dos vendedores e o registro do imóvel. “É preciso ver se a averbação da área está correta. É um problema comum em imóveis usados”, diz Gueber Laux, da Caixa. As certidões vão indicar que os envolvidos no processo não têm restrições de crédito e que o bem pode ser vendido. Com eles, as fichas cadastrais preenchidas e após uma entrevista com o interessado, o banco manda um engenheiro fazer uma avaliação para ver se o valor pedido condiz com o praticado no mercado. Se passar dessa fase, o financiamento geralmente é aprovado.

Com o contrato assinado, o imóvel precisa ser transferido para o novo proprietário. Para isso, é preciso pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI).

Vantagens de se contratar um Despachante Imobiliário

O principal benefício oferecido aos clientes pelos despachantes (Documentalistas Imobiliários) é a comodidade de obter documentos e registros sem sair de casa ou trabalho e sem perder tempo com filas e senhas. Tais profissionais também conhecem as melhores vias e os principais procedimentos neste labirinto de repartições públicas e guichês.

A assessoria imobiliária, ou o despachante imobiliário, passou a ser uma atividade profissional há cerca de seis anos. O objetivo principal é prestar serviços de assessoria, desde a análise anterior a compra até a transmissão da propriedade, seja através de um financiamento ou de uma escritura. Esse tipo de serviço facilita a negociação tanto para quem está vendendo , quanto para quem compra um imóvel.

Geralmente, o despachante imobiliário é procurado por pessoas que não possuem tempo ou conhecimento para organizar uma documentação de compra de imóveis.