Sobre

   O QUE FAZ UM DESPACHANTE IMOBILIÁRIO ?

 

O despachante imobiliário é o profissional que presta assessoria aos clientes no tocante a parte documental e burocrática que envolve a unidade imobiliária se  encarregando do encaminhamento, tramitação e despacho de papéis junto às repartições públicas, especialmente para obter registros, licenças entre outros documentos.

Segundo a Emorar:

“O objetivo principal é prestar serviços de assessoria, desde a análise anterior a compra até a transmissão da propriedade, seja através de um financiamento ou de uma escritura.

Geralmente, o despachante imobiliário é procurado por pessoas que não possuem tempo ou conhecimento para organizar uma documentação de compra de imóveis.”

 

A aquisição de imóveis por pessoas físicas ou jurídicas envolve diversas etapas. Desde a organização da documentação até seu encaminhamento.

Por exemplo: Um financiamento bem-sucedido passa por diversas etapas começa com a escolha de um imóvel que se encaixe na capacidade de pagamento do comprador, bem como planejamento financeiro para pagar os impostos e os custos com cartórios e custos bancários.

A outra etapa é verificar os documentos exigidos pela empresa  financiadora como  certidões negativas dos vendedores e o registro do imóvel etc.

Com o contrato assinado, o imóvel precisa ser transferido para o novo proprietário. Para isso, é preciso pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI).

 

Assim, são atribuições dos despachantes:

-analisar documentos

- retirar, certidões

- preparar documentação

- análise de  contratos,

- fazer o registro do imóvel

- auxiliar na coleta de assinaturas e reconhecimento de firma

- esclarecer dúvidas a respeito de escrituras e outros papéis.

- Zelar pelos interesses dos clientes junto das repartições

- Representar o cliente junto a entidades públicas e privadas entro outros

 

 

VANTAGENS DE SE CONTRATAR UM DESPACHANTE IMOBILIÁRIO

 

O papel precípuo do despachante imobiliário é facilitar o processo em todas as suas etapas e prestar assessoria para pessoas físicas ou jurídicas que não tem expertise ou tempo   para verificar questões relacionadas à documentação.

O principal benefício oferecido aos clientes pelos despachantes é a comodidade de obter documentos e registros sem sair de casa ou trabalho e sem perder tempo com filas e senhas.

 

Os  profissionais são habituados com questões burocráticas cartorárias e também conhecem as melhores vias e os principais procedimentos neste labirinto de repartições públicas e guichês.

O objetivo principal é prestar serviços de assessoria, desde a análise anterior a compra até a transmissão da propriedade, seja através de um financiamento ou de uma escritura. Esse tipo de serviço facilita a negociação tanto para quem está vendendo , quanto para quem compra um imóvel.

Em outra análise, a contratação de uma assessoria imobiliária é fundamental para a comodidade e segurança do cliente.

  • facebook
  • Twitter Round
  • flickr